Áreas de estudos do projeto

Áreas de estudos do projeto

Áreas de estudos do projeto

O Projeto começou a ser realizado no Pantanal da Nhecolândia, tendo como apoio a Fazenda Nhumirim do Centro de Pesquisa Agropecuária do Pantanal – CPAP Embrapa e 13 propriedades da região. Posteriormente, a convite dos proprietários da Pousada Arara Azul expandiu o Projeto para o Pantanal do Abobral.

Atualmente, existem duas bases de campo do Projeto Arara Azul: no Refúgio Ecológico Caiman no Pantanal de Miranda e na Pousada Araraúna, no Pantanal de Aquidauana. Nas duas bases os hóspedes podem conhecer as atividades do Projeto, através do Centro de Visitantes, realizar o turismo de observação e colaborar com a pesquisa, adquirindo produtos exclusivos do projeto.

O Pantanal

O Pantanal é uma das maiores planícies inundáveis da Terra, considerado “Patrimônio Natural” pelo Artigo 225 da Constituição Brasileira (1988) e “Reserva da Biosfera” pela UNESCO (2000). O Pantanal, apesar do nome, não é um pântano, e sim uma imensa planície sedimentar que sofre inundações periódicas, ao contrário do pântano que é sempre alagado. O Pantanal fica localizada no centro da América do Sul tem cerca de 147 km2 (14-22º Sul e 53-66º oeste). Ele integra a Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai que ocupa aproximadamente 500 mil km2 e é compartilhado pelo Brasil, Bolívia e Paraguai.

A maior parte do Pantanal, que é a planície de inundação está no Brasil nos Estados de Mato Grosso do Sul (65%) e Mato Grosso (35%). Com altitudes que variam de 80 a 150 metros, sofre influência direta do planalto do entorno, que são as terras altas (montanhas, morros, chapadas e depressões), com altitudes que vão desde 200 até 1.000 metros. A pluviosidade anual média da região atinge 1100 mm, com período mais chuvoso de novembro a março e menos chuvoso de abril a setembro.

Deixe seu comentário!

Veja Mais
  • Monitoramento de uma população de araras-azuis no Mato Grosso
    Monitoramento de uma população de araras-azuis no Mato Grosso
    6 de março de 2020
  • Análise de metais pesados em Araras Azuis
    Análise de metais pesados em Araras Azuis
    6 de março de 2020
  • Histórico
    Histórico
    27 de dezembro de 2019
  • Projeto Arara Azul
    Projeto Arara Azul
    6 de março de 2020
  • Monografias e Iniciação Científica
    Monografias e Iniciação Científica
    27 de dezembro de 2019
  • 27 de dezembro de 2019
  • Dissertações de mestrado
    Dissertações de mestrado
    27 de dezembro de 2019
  • DIFERENÇA GENÉTICA ENTRE GRUPOS DE ARARAS AZUIS NO PANTANAL NORTE E SUL
    DIFERENÇA GENÉTICA ENTRE GRUPOS DE ARARAS AZUIS NO PANTANAL NORTE E SUL
    6 de março de 2020
  • Projeto Arara-Azul-de-Lear
    Projeto Arara-Azul-de-Lear
    6 de março de 2020
  • Vocalização das araras azuis
    Vocalização das araras azuis
    6 de março de 2020
Translate »
Scroll Up