Em celebração ao Dia Municipal das Araras, comemorado em Campo Grande – MS, promovemos o concurso “Araras em Verso e Cor”. O concurso foi dividido em duas categorias: A de desenho, voltada para crianças de 6 a 8 anos, e a de poesia, destinada a crianças de 9 a 12 anos. Na primeira, os participantes foram convidados a criar obras que simbolizassem as araras-canindé de Campo Grande- MS. Já na segunda, os concorrentes tiveram a tarefa de compor versos sobre essas lindas aves.
Foram selecionados três finalistas em cada categoria e, como premiação, os vencedores tiveram a oportunidade de passar um dia como “pesquisadores mirins” com a equipe do Projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade, que realiza pesquisas e monitoramento das araras-canindé em Campo Grande – MS, no dia 12 de outubro de 2024.
Os vencedores da categoria desenho foram: Maria Fernanda Pierini de Godoy, Sophia Bitencourt Camy, João Lucas de Oliveira Souza. E os vencedores da categoria poesia foram: Evelyn Segismundo Pessoa, Beatriz Borges Lima, Tiago Pedroso Macarini. Somente quatro dos seis vencedores, participaram de forma presencial da premiação do concurso, pois dois deles eram de fora do estado e não conseguiram participar das atividades presenciais.
Para dar início às atividades com os vencedores, realizamos uma palestra no Centro de Sustentabilidade do Instituto Arara Azul, em Campo Grande – MS. Durante a apresentação, os vencedores e seus responsáveis tiveram a oportunidade de aprender sobre as araras, as iniciativas do Instituto Arara Azul e suas ações de preservação.
Figura 1: Educadora realizando a palestra para os vencedores e seus responsáveis no Centro de Sustentabilidade do Instituto Arara Azul, em Campo Grande- MS.
Ao finalizar a palestra, levamos os “pesquisadores mirins” para campo, onde cada vencedor desenvolveu uma função e auxiliou no monitoramento de dois ninhos.
Figura 2 e 3: Vencedores do concurso auxiliando os pesquisadores no monitoramento dos ninhos de Araras-canindé, em Campo Grande-MS.
Figura 4: Equipe do Instituto Arara Azul, vencedores e seus responsáveis com os filhotes de arara-canindé monitorados.
Após as atividades de campo, a equipe, os finalistas do concurso e seus responsáveis seguiram para o “Bosque das Aves”. Este bosque, que é uma praça, foi inaugurado em 2022 em comemoração ao Dia Municipal das Araras, com o plantio de diversas árvores frutíferas que compõem a cadeia alimentar das Araras Canindés e de outras aves da região. Nesse ambiente, aproveitamos para realizar um piquenique, desfrutando da natureza.
Figura 5: Pesquisadora e vencedores do concurso durante o piquenique no “Bosque das Aves”, em Campo Grande – MS.
Além de participarem ativamente do monitoramento dos ninhos com a equipe do Instituto Arara Azul, cada ganhador do concurso recebeu como premiação uma Arara Canindé de pelúcia, e um certificado digital de participação do concurso.
Figura 6: Vencedores recebendo arara-canindé de pelúcia no Centro de Sustentabilidade do Instituto Arara Azul, em Campo Grande-MS.
Figura 7: Modelo do certificado digital enviado aos vencedores do Concurso “Araras em Verso e Cor”.
Texto por: Eliza Mense
Bióloga, pós-graduada em educação ambiental e gestão empresarial, com 36 anos de experiência em gestão de projetos sociais e ambientais. Desde 2014, faz parte da Diretoria Executiva do Instituto Arara Azul, desenvolvendo ações de gestão e de sustentabilidade financeira para a execução de projetos de pesquisa e conservação.
Patrocínio: