Dissertações de mestrado

Dissertações de mestrado

Dissertações de mestrado

GUEDES, N.M.R. participou na banca de Defesa Pública de Dissertação de Mestrado de Marta Regina da Silva Melo, sob o título: A importância das Reservas Particulares do Patrimônio Natural para a Conservação Ambiental nos Municípios de Corguinho e Jardim, Mato Grosso do Sul, Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp, como orientadora, 03/mar/2017.

GUEDES, N. M. R. participou da Comissão Examinadora da Defesa de Dissertação de Mestrado, de Raphael Whitacker Gerotti, sob o título: Análise das variáveis tempo e distância no método “Pontos de contagem” no Estudo da Assembléia de aves na Estação Ecológica de Caetetus (EECa), São Paulo, no Programa de PG em Ciências Biológicas (Zoologia), da UNESP, Botucatu, 26/jul/2017.

GUEDES, N.M.R Titular da Banca de Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do aluno Roberto Ribeiro Soares de Carvalho, “Perfil da regulação e a fiscalização da pesca em Mato Grosso do Sul”. Campo Grande, 30 de agosto de 2016.

GUEDES, N.M.R Suplente da banca de Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do aluno Julian Orjuela Sepúlveda, “Conservação, grau de ameaça e monitoramento participativo da p-biodiversidade por meio do turismo da sub- região do Abrobal no sul do pantanal brasileiro”. Campo Grande- MS, 19 de setembro de 2016.

GUEDES, N.M.R.; SILVA, M.H.S.; FAVERO, S. Larissa Tinoco Barbosa. Avaliação do sucesso reprodutivo da Arara-canindé (Ara ararauna, Psittacidae) e o desenvolvimento urbano de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Mestrado (Orientadora)

GUEDES, N.M.R Defesa da Dissertação de Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) de Grace Ferreira da Silva, “Aspectos da Biologia Reprodutiva da arara-azul Anodorhynchus Hyacintthinus (Latham, 1790) no Mosaico Carajás/PA”. Em Bauru – SP, 04 de março de 2015.

GUEDES, N.M.R Defesa da Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional de Larissa Tionoco Barbosa, “Avaliação do sucesso reprodutivo da arara-canindé (Ara Ararauna – Psittacidae) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul”. Em Campo Grande-MS, 20 de fevereiro de 2015.

GUEDES, N.M.R.; FERREIRA, M.A.P.; SILVA, W.R. (Orientador). Participação em banca de mestrado da acadêmica Iara Roberta de Azevedo Niero, com o trabalho intitulada: Interação alimentar entre palmeiras, besouros bruquíneos e arara-azul no Pantanal do Miranda, MS. Programa de Pós Graduação em Ecologia – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 20 de fevereiro de 2014, Dissertação de Mestrado.

GUEDES, N.M.R.; RONDON, J.n.; ALHO, C.J.R. (Orientador). Participação em banca de mestrado do acadêmico Adauto Alves de Macedo, com o trabalho intitulado: Perfil dos principais delitos ambientais no Pantanal do Estado de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp, Campo Grande, MS, 26 de março de 2014, Dissertação de Mestrado.

GUEDES, N.M.R.; TOLEDO, M.C.B.; NUNES, V.L.B. Participação na banca da mestranda Larissa Tinoco Barbosa, com o trabalho intitulado: Avaliação do sucesso reprodutivo da Arara-canindé (Ara ararauna, Psittacidae) e o desenvolvimento urbano de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, 01 de agosto de 2014. Exame de Qualificação.

GUEDES, NMR. Orientação da Mestranda Luciana Pinheiro Ferreira, sob o título Uso do Habitat da arara-vermelha Ara chloropterus no Pantanal de Mato Grosso no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp, julho 2013.

GUEDES, NMR. Orientação da Mestranda Emilia Alibio Oppliger, sob o título “Ecoturismo e os Projetos de Conservação Ambiental no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp, dezembro 2013.

GUEDES, N.M.R Orientação da acadêmica Emilia Alibio Oppliger com a pesquisa “Ecoturismo e os projetos de conservação no Pantanal de Mato Grosso do Sul” no mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp no período de julho a dezembro de 2013.

GUEDES, N.M.R Orientação do projeto de pesquisa entitulado “Comparação da avifauna de parques urbanos de Campo Grande e elaboração de roteiro turístico de observação” realizado pela mestranda Emilia Alibio Oppliger, para recebimento da bolsa CAPES pelo curso de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp, no período de julho 2012 a dezembro de 2013.

GUEDES, N.M.R Co-orientação da acadêmica Fernanda Mussi Fontoura com o trabalho “Efeitos sazonais nos constituíntes químicos de Sterculia apetala (Jacq.) Karst. em áreas de corrência de arara-Azul (Anodorhyncus hyacinthinus) no Pantanal, Sul-Matogrossense”, no mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp, orientada pela Prof. Dra. Rosemary Matias, agosto 2011 a julho 2013.

GUEDES, N.M.R Orientação da acadêmica Luciana Pinheiro Ferreira com a pesquisa “Uso do habitat da Arara-vermelha (Ara chloropterus – Psitacidade) no Pantanal de Mato Grosso”, no mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp no período de fevereiro de 2011 a dezembro de 2012.

SILVEIRA, LF., MIYAKI, CY., GUEDES, NMR. 2012 Participação na banca de mestrado da acadêmica Erica Cristina Pacífico de Assis, intitulada “Biologia reprodutivada arara-azul-de-lear Anodorhynchus leari (Aves: Psittacidae) na Estação Biológica de Canudos, BA”, na área de zoologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, em 02/02/12.

GUEDES, N.M.R, Professor da disciplina Biodiversidade do Pantanal e Cerrado no Programa de Pós Graduação em Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp, juntamente com o Prof. Dr. Cleber Alho e Prof. Dra. Luciana Paes de Andrade, período de 28/05 a 17/06/2011.

MERCANTE, M.A, NEIVA M.R.GUEDES, participação da banca de qualificação da mestranda Marcela Paiva da Silva, com o trabalho: “Efeitos territoriais de grandes empreendimentos urbanos: o território da feira central de Campo Grande e as transformações no espaço”, realizada no dia 04 de maio de 2011, na Universidade Anhanguera Uniderp

JOSÉ RAGUSA NETTO, NEIVA MARIA ROBALDO GUEDES; participação na avaliação da dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação), Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Depto de Biologia da UFMS, como emissão de parecer sobre a candidata Alessandra Aparecida dos Santos, com o título: “Densidade de pequizeiros (Caryocar brasiliense Cambess) e o consumo de frutos pela arara-canindé (Ara ararauna Linaeus) em pastagens”. Dez /10.

GUEDES, N.M.R Orientação de projeto de pesquisa científica, do biólogo Douglas de Paula Rosa Fernandes, formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto,  entitulada “Monitoramento de ninhos e araras no Pantanal Sul”, período de julho a Outubro 2009, com bolsa do Instituto Arara Azul.

GUEDES, N.M.R Orientação de projeto de pesquisa científica, da bióloga boliviana Ana Maria Faldin Manami, do Museo de História Natural Noel Kempt Mercado entitulada “Monitoramento da biologia reprodutiva das araras-azuis no Pantanal Sul”, período de novembro a dezembro 2009, com bolsa do Instituto Arara Azul.

SANTOS JUNIOR, A. Aspectos populacionais de Sterculia apétala (Jacq.) Karst (Sterculiaceae) como subsídios ao plano de conservação da arara-azul no Sul do Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2006. 51f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Ecologia. Corumbá, 2006. Orientadora: Iria M. Ishii

PRESTI, F.T. 2006. Caracterização da variabilidade genética em espécies de psitacídeos ameaçados. Dissertação de Mestrado. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, Instituto de Biociências, USP. Bolsista CNPq (Proc. No. 134354/2003-6) e, a partir de março de 2004, bolsista FAPESP (Proc. No. 03/03302-6). Orientação: Cristina Yumi Miyaki.

UENO, F. 2006. Reconhecimento vocal da Arara Azul Grande (Anodorhynchus hyacinthinus) no ninho: Variação individual da vocalização. Mestrado concluído. Laboratório de Bioacústica, UNICAMP. Orientador: Jacques Vielliard.

FARIA, P. J. 2000. Caracterização de populações naturais de psitacídeos (Aves: Psittaciformes) através de marcadores moleculares. Dissertação de Mestrado. Departamento de Biologia, Instituto de Biociências, USP. Bolsista FAPESP (Proc. No 98/06147-1). Orientação: Cristina Yumi Miyaki.

CAPARROZ, R. 1998. Estudo de populações silvestres de psitacídeos neotropicais (Psittaciformes:Aves) por técnica de identificação individual pelo DNA (DNA fingerprinting): enfoque em conservação. Dissertação de Mestrado. Departamento de Biologia, Instituto de Biociências, USP. Orientação: Anita Wajntal.

GUEDES, N.M.R. 1993. Biologia reprodutiva da arara azul (Anodorhynchus hyachinthinus) no Pantanal -MS, Brasil. Dissertaçãode Mestrado. Departamento de Ciências Florestais, ESALQ/USP. Orientação: Álvaro Fernando de Almeida.

Deixe seu comentário!

Veja Mais
  • Estudo sobre Chlamydia psittaci
    Estudo sobre Chlamydia psittaci
    6 de março de 2020
  • TV & Video
    TV & Video
    27 de dezembro de 2019
  • Projeto Arara-Azul-de-Lear
    Projeto Arara-Azul-de-Lear
    6 de março de 2020
  • Análise de metais pesados em Araras Azuis
    Análise de metais pesados em Araras Azuis
    6 de março de 2020
  • Programa de Conservação a Arara Azul de Lear
    Programa de Conservação a Arara Azul de Lear
    6 de março de 2020
  • Instituto Arara Azul
    Instituto Arara Azul
    6 de março de 2020
  • Monografias e Iniciação Científica
    Monografias e Iniciação Científica
    27 de dezembro de 2019
  • Monitoramento da Biologia Reprodutiva da Arara Azul de Lear
    Monitoramento da Biologia Reprodutiva da Arara Azul de Lear
    6 de março de 2020
  • Neiva Guedes
    Neiva Guedes
    27 de dezembro de 2019
  • 27 de dezembro de 2019
Translate »
Scroll Up