Neiva Guedes

Neiva Guedes

Neiva Guedes

Em 1991 ingressou no curso de Mestrado em Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” – ESALQ/USP, sendo agraciada com uma bolsa da CAPES. Sob a orientação do Prof Dr. Álvaro F. Almeida, desenvolveu o trabalho “Biologia Reprodutiva da Arara-azul Anodorhynchus hyacinthinus no Pantanal – MS”. No campo, contou com a colaboração do biólogo norte-americano, Dr. Lee Harper. A pesquisa foi realizada no Pantanal da Nhecolândia, utilizando a estrutura da Fazenda Nhumirim, CPAP/Embrapa e contou com recursos do WWF e veículo da Toyota do Brasil (para conseguir o veículo, virou piloto de teste da fábrica). O trabalho despertou o interesse da comunidade científica e em 1991 Neiva apresentou os primeiros resultados sobre a biologia reprodutiva da arara azul no I Congresso Brasileiro de Ornitologia, em Belém-PA e na Reunião de Ornitólogos Americanos, em Montreal no Canadá.
Em Outubro de 1993 Neiva Guedes concluiu o mestrado, com reconhecimento pela qualidade técnica, inovação e relevância da pesquisa. Continuou o Projeto sem nenhum vínculo institucional e em março de 1994 ingressou no CESUP atualmente UNIDERP/Anhanguera. Na Universidade, Neiva recebeu todo apoio dos dirigentes da instituição e prosseguiu na luta pela conservação da arara azul.

Em 1998 com a base no R. E. Caiman pode contratar um assistente de pesquisa para ficar em tempo integral no campo. Até então, Neiva pegava o jipe Toyota viajava por 20 a 30 dias pelo Pantanal, transportando equipamentos, comida e no máximo, mais um assistente. Na época contava com a ajuda dos familiares, amigos, voluntários e estagiários. Apesar de dezenas de pessoas terem colaborado nas atividades de campo, Neiva era a única pessoa a conhecer todos os ninhos cadastrados. Além da pesquisa, era piloto de teste, motorista, mecânica, alpinista, relações públicas a quem competia fazer captação e administrar o Projeto.

Neiva estudou a vida das araras azuis em vida livre e passou a manejar o ambiente, testando e produzindo ninhos artificiais, manejando ovos e filhotes, e acima de tudo, envolvendo a população e divulgando a importância de se manter as araras-azuis livres e voando na natureza. Assim, aves que nas últimas décadas estavam ficando raras, tornaram-se comuns e abundantes em várias regiões do Pantanal e Estado de Mato Grosso do Sul. Fato este, não só constatado pelos dados coletados pela pesquisadora, mas também por outros cientistas e moradores locais. Nos últimos anos o projeto se tornou um exemplo de conservação, servindo de referência para outros Psitacídeos no Brasil e no mundo.
Neiva Guedes possui várias produções bibliográficas, com artigos publicados em periódicos científicos, publicações em eventos e Congressos, livros, capítulos de livros e dezenas de palestras proferidas no Brasil e exterior (veja o material aqui). Neiva treinou mais de uma centena de acadêmicos (nacionais e estrangeiros) em suas técnicas desenvolvidas para o Projeto e contribuiu para a elaboração de material didático.

Neiva Guedes foi casada com Joaselei Lemos Cardoso, com quem tem uma filha chamada Sophia.

curriculum vitae – Resumo

Neiva M. R. Guedes, é graduada em biologia pela UFMS (1987) com mestrado em Ciências Florestais pela ESALQ/USP (1993) e doutora em Zoologia pela UNESP/Botucatu (2009). É professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera – Uniderp. É Presidente do Instituto Arara Azul.
Desde 1990 executa e coordena o Projeto Arara Azul, onde desenvolveu estudos sobre a biologia básica e monitoramento da espécie, Anodorhynchus hyacinthinus, ameaçada de extinção. Promove atividades de manejo e educação ambiental para a conservação da natureza. É membro do “Comitê para Conservação e Manejo da arara-azul-grande Anodorhynchus hyacinthinus”, “Comitê para Conservação e Manejo da arara-azul-de-lear Anodorhynchus leari” e do “Grupo de Trabalho para Recuperação da ararinha-azul Cyanopsitta spixii” coordenados pelo IBAMA. Faz parte do Board of the Parrots International.

Tem vários trabalhos publicados em capítulos de livros, artigos e congressos, bem como tem proferido inúmeras palestras no Brasil e no exterior.
Área de atuação: biologia, manejo, conservação.

Para ver o curriculum completo acesse http://lattes.cnpq.br/7358580565148346

Entrevista

Neiva Guedes já concedeu inúmeras entrevistas para os diversos meios de comunicação. As mais recentes são:

GUEDES, Neiva. Projeto Arara Azul: Uma bandeira para a conservação do Pantanal. Jornal do Conselho Regional de Biologia 1a. Região (SP, MT, MS), São Paulo, ano XI, n.134, p.5-9, janeiro de 2006
visualizar artigo

ABRANCHES, Sérgio. A madrinha das araras azuis. O Eco, www.oeco.com.br, 21 de agosto de 2005.
http://arruda.rits.org.br/oeco/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=6&pageCode=83&textCode=13435&date=currentDate&contentType=html
visualizar artigo

Neiva Guedes. Ambiente Brasil, www.ambientebrasil.com.br, 13 de outubro de 2004. http://www.ambientebrasil.com.br/noticias/index.php3?action=ler&id=16482
visualizar artigo

Deixe seu comentário!

Veja Mais
  • Programa de Conservação a Arara Azul de Lear
    Programa de Conservação a Arara Azul de Lear
    6 de março de 2020
  • 27 de dezembro de 2019
  • Monitoramento da Biologia Reprodutiva da Arara Azul de Lear
    Monitoramento da Biologia Reprodutiva da Arara Azul de Lear
    6 de março de 2020
  • Vocalização das araras azuis
    Vocalização das araras azuis
    6 de março de 2020
  • O QUE FAZEMOS – DOIS PERÍODOS E SUAS ATIVIDADES
    O QUE FAZEMOS – DOIS PERÍODOS E SUAS ATIVIDADES
    10 de fevereiro de 2020
  • Projeto Biologia reprodutiva da maracanã-de-cara-amarela
    Projeto Biologia reprodutiva da maracanã-de-cara-amarela
    6 de março de 2020
  • Projeto Arara-Azul-de-Lear
    Projeto Arara-Azul-de-Lear
    6 de março de 2020
  • Resumos em Congressos
    Resumos em Congressos
    27 de dezembro de 2019
  • 27 de dezembro de 2019
  • Palestras
    Palestras
    10 de fevereiro de 2020
Translate »
Scroll Up