Skip to main content
Publicações

Trabalhos acadêmicos

Neste tópico você encontra a referência de trabalhos que foram ou estão sendo realizados com a participação ou apoio do Projeto Arara Azul: teses de doutorados concluídas ou em andamento, dissertações de mestrado, monografias e trabalho de iniciação científica. Todos estão como referência para que sejam encontrados nas universidades ou bibliotecas.

Monografias e Iniciação Científica

GUEDES, N.M.R. participou na banca avaliadora da Monografia de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Bacharelado da UFMS, da acadêmica Isabela Nogueira Vieira de Almeida, sob o título: Dieta e Comportamento Forrageamento de Psitacideos (Aves: Psittacidae) do campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande (MS), em 15/mar/2017.

GUEDES, N.M.R. participou na banca avaliadora da Monografia de Conclusão de Curso de Graduação em Ciências Biológicas – Bacharelado da UFMS, da acadêmica Cynthia Maria Mazzi de Souza, sob o título: Razão Sexual em ninhadas de arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus): um estudo a longo prazo, em 15/ago/2017.

GUEDES, NMR. (Orientador), BARBOSA, L.T.; ANDRADE, L.P. Participação da apresentação de TCC de graduação da acadêmica Kalyenny da Costa Rabenhorst, com o trabalho intitulado “Sucesso Reprodutivo da arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) em Ninhos Naturais e Artificiais no Pantanal de Mato Grosso do Sul”, no curso de Ciências Biológicas da Universidade Anhanguera-UNIDERP, 02 de dezembro de 2014.

GUEDES, NMR. Orientação de projeto de pesquisa cientifica da acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Anhanguera Uniderp e bolsista PIBIC do CNPq, Kalyenny da Costa Rabenhorst, com o trabalho “Comparação do sucesso reprodutivo da arara azul (Anodorhynchus hyacinthinus) em ninhos naturais e artificiais”, período de julho 2012 a junho de 2013.

GUEDES, NMR. Orientação de Projeto de pesquisa científica do acadêmico de Ciências Biológicas da Universidade Anhanguera Uniderp e bolsista PIBIC do CNPq, Edson Diniz Lino Pereira, com o trabalho “Biologia reprodutiva da arara-canindé (Ara ararauna – Psittacidae) em área urbana em Campo Grande, Mato Grosso do Sul”, período de julho 2011 a junho 2012.

GUEDES, NMR. Orientação de projeto de pesquisa cientifica e monografia do acadêmico de Ciências Biológicas da Universidade Anhanguera Uniderp, Edson Lino Diniz Pereira, com o título: “Biologia reprodutiva da arara-canidé (Ara ararauna, Aves, Psittacidae) em área urbana de Campo Grande, Mato Grosso do Sul”, período de janeiro a dezembro de 2012, com bolsa do PIBIC de jan-jun/12 e do Instituto Arara Azul de jul-dez/12.

GUEDES, NMR. Orientação do sub-projeto de pesquisa entitulado “Envolvimento da comunidade local em busca de sustentabilidade e qualidade de vida”, realizado pela acadêmica Fernanda Mussi Fontoura, juntamente com Neliane Guedes Corrêa, período de julho 2010 a junho de 2011.

GUEDES, NMR. Orientação de projeto de pesquisa cientifica e monografia da acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Anhanguera Uniderp, Larissa Tinoco Barbosa, entitulado “Comportamento reprodutivo da arara-canindé (Ara ararauna – Psittacidae) em área urbana de Campo Grande, Mato Grosso do Sul”, período de janeiro a dezembro de 2011, com bolsa do Instituto Arara Azul.

GUEDES, NMR. Orientação de projeto de pesquisa cientifica da acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Anhanguera Uniderp e bolsista PIBIC do CNPq, Larissa Tinoco Barbosa, entitulado “Avaliação da Qualidade da Água no Distrito Águas de Miranda, Municípo de Bonito-MS“, período de julho 2010 a junho 2011.

GUEDES, NMR. Orientação de projeto de pesquisa científica, do acadêmico de Ciências Biológicas da Universidade Anhanguera Uniderp, Fabrício Fernandes, entitulado “Comportamento da arara azul no Pantanal de Miranda”, período 02 de janeiro a 17 de fevereiro de 2010, com bolsa do Instituto Arara Azul.

GUEDES, NMR. Orientação de estágio curricular da acadêmica de Licenciatura em Ecoturismo Marisa Alexandra de Ò Guerreiro do Instituto Politécnico de Coimbra, Escola Superior Agrária de Portugal, no período de 07/06 a 30/08/2010, no Pantanal de Miranda.

GUEDES, NMR. Orientação de estágio de pesquisa de Olívia Lyster, acadêmica de Letras da Universidade de Cambridge na Inglaterra. Estágio realizado no Pantanal no período de 01/08 a 23/10/2010.

GUEDES, NMRLarissa Tinoco Barbosa, orientação de monografia: Estudo do Comportamento Reprodutivo da Arara-canindé (Ara ararauna) em área urbana Campo Grande – MS, bacharelado em Biologia Universidade Anhanguera Uniderp, a partir de abril 2010

GUEDES, NMR. Larissa Tinoco Barbosa, orientação no estágio supervisionado de bacharelado em Biologia pela Universidade Anhanguera Uniderp. Estágio nas atividades de campo do Projeto Arara Azul, palestra nas escolas e acompanhamento no escritório. 2º semestre 2010

Larissa Tinoco Barbosa, bolsista PIBIC/CNPq com o projeto entitulado Avaliação da Qualidade da Água no Distrito Águas de Miranda, Municípo de Bonito-MS. 2º semestre/10.

GUEDES, NMRGrace Ferreira da Silva, Projeto de Pesquisa: Ocupação de ninhos de uma População de Araras Azuis (Anodorhynchus hyacinthinus – Psittacidae) no Pantanal de Mato-Grosso, Brasil. 2010.

GUEDES, NMR, Orientação de projeto de pesquisa científica, da acadêmica de Ciências Biológicas da Universidade Anhanguera Uniderp, Fernanda Mussi Fontoura, entitulada “Monitoramento de ninhos no Pantanal Sul”, período de julho a dezembro 2009, com bolsa do Instituto Arara Azul.

GUEDES, NMR, Orientação de projeto de pesquisa científica, da acadêmica de Zootecnia Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Dracena-SP, de Pamela Machado Borges, entitulada “Técnica de Monitoramento de ninhos no Pantanal”, período de julho a setembro 2009, com bolsa do Instituto Arara Azul.

SABINO, J. GERVÁSIO, S. E GUEDES, N.M.R. participação na banca de monografia do acadêmico Fabrício Rodrigues Fernandes no Curso de Ciências Biológicas, no estudo intitulado Etograma do Papagaio-verdadeiro com vistas à elaboração de metodologia para identificação de indivíduos aptos à soltura, do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Universidade Anhanguera Uniderp, em Campo Grande-MS, Dezembro 2009.

CARVALHO, T. D. 2006. Artropodofauna associada a ninhos de Arara Azul no Pantanal de Miranda, Mato Grosso do Sul, Brasil. Curso de Ciências Biológicas da UNIDERP, Campo Grande, MS, monografias defendida em dezembro de 2005. Orientação: Sílvio Fávero.

GUEDES, E. R. 2005. Estruturação do Ecoturismo Associado ao Projeto Arara Azul: Uma Contribuição para o Conhecimento do Turismo Científico. Curso de Turismo da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e Região do Pantanal – UNIDERP, Campo Grande, MS, monografia defendida no dia 21/11/2005. Orientação: Sílvia Gervásio.

SCHNEIDER, L. Estudo etológico da arara azul (Anodorhynchus hyacinthinus) no Pantanal de Miranda-MS. 2003. 51 f. Monografia (Bacharel em Ciências Bilógicas) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Campo Grande, 2003. Orientador: Masao Uetanabaro.

MACIEIRA, A. C. O uso do Sistema de Informação Geográfica (SIG) em trabalhos de conservação das araras azuis e vermelhas no Pantanal Sul Mato-grossense. 2003. 39 f. Monografia (Bacharel em Ciências Bilógicas) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Campo Grande, 2003. Orientador: Masao Uetanabaro.

ROCHA, F. S. 2002. Análise da variabilidade genética de filhotes de Arara-azul. Aluno de graduação de Ciências Biológicas, USP. Período: janeiro a agosto de 2002. Orientação: Cristina Yumi Miyaki.

Dissertações de mestrado

GUEDES, N.M.R. participou na banca de Defesa Pública de Dissertação de Mestrado de Marta Regina da Silva Melo, sob o título: A importância das Reservas Particulares do Patrimônio Natural para a Conservação Ambiental nos Municípios de Corguinho e Jardim, Mato Grosso do Sul, Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp, como orientadora, 03/mar/2017.

GUEDES, N. M. R. participou da Comissão Examinadora da Defesa de Dissertação de Mestrado, de Raphael Whitacker Gerotti, sob o título: Análise das variáveis tempo e distância no método “Pontos de contagem” no Estudo da Assembléia de aves na Estação Ecológica de Caetetus (EECa), São Paulo, no Programa de PG em Ciências Biológicas (Zoologia), da UNESP, Botucatu, 26/jul/2017.

GUEDES, N.M.R Titular da Banca de Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do aluno Roberto Ribeiro Soares de Carvalho, “Perfil da regulação e a fiscalização da pesca em Mato Grosso do Sul”. Campo Grande, 30 de agosto de 2016.

GUEDES, N.M.R Suplente da banca de Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional do aluno Julian Orjuela Sepúlveda, “Conservação, grau de ameaça e monitoramento participativo da p-biodiversidade por meio do turismo da sub- região do Abrobal no sul do pantanal brasileiro”. Campo Grande- MS, 19 de setembro de 2016.

GUEDES, N.M.R.; SILVA, M.H.S.; FAVERO, S. Larissa Tinoco Barbosa. Avaliação do sucesso reprodutivo da Arara-canindé (Ara ararauna, Psittacidae) e o desenvolvimento urbano de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Mestrado (Orientadora)

GUEDES, N.M.R Defesa da Dissertação de Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) de Grace Ferreira da Silva, “Aspectos da Biologia Reprodutiva da arara-azul Anodorhynchus Hyacintthinus (Latham, 1790) no Mosaico Carajás/PA”. Em Bauru – SP, 04 de março de 2015.

GUEDES, N.M.R Defesa da Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional de Larissa Tionoco Barbosa, “Avaliação do sucesso reprodutivo da arara-canindé (Ara Ararauna – Psittacidae) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul”. Em Campo Grande-MS, 20 de fevereiro de 2015.

GUEDES, N.M.R.; FERREIRA, M.A.P.; SILVA, W.R. (Orientador). Participação em banca de mestrado da acadêmica Iara Roberta de Azevedo Niero, com o trabalho intitulada: Interação alimentar entre palmeiras, besouros bruquíneos e arara-azul no Pantanal do Miranda, MSPrograma de Pós Graduação em Ecologia – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 20 de fevereiro de 2014, Dissertação de Mestrado.

GUEDES, N.M.R.; RONDON, J.n.; ALHO, C.J.R. (Orientador). Participação em banca de mestrado do acadêmico Adauto Alves de Macedo, com o trabalho intituladoPerfil dos principais delitos ambientais no Pantanal do Estado de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp, Campo Grande, MS, 26 de março de 2014, Dissertação de Mestrado.

GUEDES, N.M.R.; TOLEDO, M.C.B.; NUNES, V.L.B. Participação na banca da mestranda Larissa Tinoco Barbosa, com o trabalho intitulado: Avaliação do sucesso reprodutivo da Arara-canindé (Ara ararauna, Psittacidae) e o desenvolvimento urbano de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Campo Grande, MS, 01 de agosto de 2014. Exame de Qualificação.

GUEDES, NMR. Orientação da Mestranda Luciana Pinheiro Ferreira, sob o título Uso do Habitat da arara-vermelha Ara chloropterus no Pantanal de Mato Grosso no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp, julho 2013.

GUEDES, NMR. Orientação da Mestranda Emilia Alibio Oppliger, sob o título “Ecoturismo e os Projetos de Conservação Ambiental no programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp, dezembro 2013.

GUEDES, N.M.R Orientação da acadêmica Emilia Alibio Oppliger com a pesquisa “Ecoturismo e os projetos de conservação no Pantanal de Mato Grosso do Sul” no mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp no período de julho a dezembro de 2013.

GUEDES, N.M.R Orientação do projeto de pesquisa entitulado “Comparação da avifauna de parques urbanos de Campo Grande e elaboração de roteiro turístico de observação” realizado pela mestranda Emilia Alibio Oppliger, para recebimento da bolsa CAPES pelo curso de Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera-Uniderp, no período de julho 2012 a dezembro de 2013.

GUEDES, N.M.R Co-orientação da acadêmica Fernanda Mussi Fontoura com o trabalho “Efeitos sazonais nos constituíntes químicos de Sterculia apetala (Jacq.) Karst. em áreas de corrência de arara-Azul (Anodorhyncus hyacinthinus) no Pantanal, Sul-Matogrossense”, no mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp, orientada pela Prof. Dra. Rosemary Matias, agosto 2011 a julho 2013.

GUEDES, N.M.R Orientação da acadêmica Luciana Pinheiro Ferreira com a pesquisa “Uso do habitat da Arara-vermelha (Ara chloropterus – Psitacidade) no Pantanal de Mato Grosso”, no mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp no período de fevereiro de 2011 a dezembro de 2012.

SILVEIRA, LF., MIYAKI, CY., GUEDES, NMR. 2012 Participação na banca de mestrado da acadêmica Erica Cristina Pacífico de Assis, intitulada “Biologia reprodutivada arara-azul-de-lear Anodorhynchus leari (Aves: Psittacidae) na Estação Biológica de Canudos, BA”, na área de zoologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo-SP, em 02/02/12.

GUEDES, N.M.R, Professor da disciplina Biodiversidade do Pantanal e Cerrado no Programa de Pós Graduação em Mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Universidade Anhanguera Uniderp, juntamente com o Prof. Dr. Cleber Alho e Prof. Dra. Luciana Paes de Andrade, período de 28/05 a 17/06/2011.

MERCANTE, M.A, NEIVA M.R.GUEDES, participação da banca de qualificação da mestranda Marcela Paiva da Silva, com o trabalho: “Efeitos territoriais de grandes empreendimentos urbanos: o território da feira central de Campo Grande e as transformações no espaço”, realizada no dia 04 de maio de 2011, na Universidade Anhanguera Uniderp

JOSÉ RAGUSA NETTO, NEIVA MARIA ROBALDO GUEDES; participação na avaliação da dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação), Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Depto de Biologia da UFMS, como emissão de parecer sobre a candidata Alessandra Aparecida dos Santos, com o título: “Densidade de pequizeiros (Caryocar brasiliense Cambess) e o consumo de frutos pela arara-canindé (Ara ararauna Linaeus) em pastagens”. Dez /10.

GUEDES, N.M.R Orientação de projeto de pesquisa científica, do biólogo Douglas de Paula Rosa Fernandes, formado pelo Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto,  entitulada “Monitoramento de ninhos e araras no Pantanal Sul”, período de julho a Outubro 2009, com bolsa do Instituto Arara Azul.

GUEDES, N.M.R Orientação de projeto de pesquisa científica, da bióloga boliviana Ana Maria Faldin Manami, do Museo de História Natural Noel Kempt Mercado entitulada “Monitoramento da biologia reprodutiva das araras-azuis no Pantanal Sul”, período de novembro a dezembro 2009, com bolsa do Instituto Arara Azul.

SANTOS JUNIOR, A. Aspectos populacionais de Sterculia apétala (Jacq.) Karst (Sterculiaceae) como subsídios ao plano de conservação da arara-azul no Sul do Pantanal, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2006. 51f. Dissertação (Mestrado em Ecologia) – Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Departamento de Ecologia. Corumbá, 2006. Orientadora: Iria M. Ishii

PRESTI, F.T. 2006. Caracterização da variabilidade genética em espécies de psitacídeos ameaçados. Dissertação de Mestrado. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, Instituto de Biociências, USP. Bolsista CNPq (Proc. No. 134354/2003-6) e, a partir de março de 2004, bolsista FAPESP (Proc. No. 03/03302-6). Orientação: Cristina Yumi Miyaki.

UENO, F. 2006. Reconhecimento vocal da Arara Azul Grande (Anodorhynchus hyacinthinus) no ninho: Variação individual da vocalização. Mestrado concluído. Laboratório de Bioacústica, UNICAMP. Orientador: Jacques Vielliard.

FARIA, P. J. 2000. Caracterização de populações naturais de psitacídeos (Aves: Psittaciformes) através de marcadores moleculares. Dissertação de Mestrado. Departamento de Biologia, Instituto de Biociências, USP. Bolsista FAPESP (Proc. No 98/06147-1). Orientação: Cristina Yumi Miyaki.

CAPARROZ, R. 1998. Estudo de populações silvestres de psitacídeos neotropicais (Psittaciformes:Aves) por técnica de identificação individual pelo DNA (DNA fingerprinting): enfoque em conservação. Dissertação de Mestrado. Departamento de Biologia, Instituto de Biociências, USP. Orientação: Anita Wajntal.

GUEDES, N.M.R. 1993. Biologia reprodutiva da arara azul (Anodorhynchus hyachinthinus) no Pantanal -MS, Brasil. Dissertaçãode Mestrado. Departamento de Ciências Florestais, ESALQ/USP. Orientação: Álvaro Fernando de Almeida.

Teses de doutorado

GUEDES, N.M.R. participou na banca de Exame Geral de Qualificação da Doutoranda Larissa Tinoco Barbosa, sob o título: Fatores que influenciam o sucesso reprodutivo da arara-canindé (Ara ararauna) em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Programa de Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional da Uniderp como orientadora, em 30/out/2017.

MIYAKI, C.Y.,; GUEDES, N.M.R.; BARROS, Y.B.; SANCHES, A.; GOERCK, J. M.;  participação da banca de doutorado da acadêmica Flávia Torres Presti, entitulado “Caracterização da diversidade genética, da estrutura populacional e do parentesco de Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) por meio da análise de regiões dos genomas nuclear e mitocondrial”. Área de biologia (Genética), Instituto Biociências, Universidade de São Paulo, 27/01/2011.

MIYAKI, C.Y.,; GUEDES, N.M.R.; DEVELEY. P.F.; TORRES, T.T. E BARROS, N.M.  participação da banca de doutorado da acadêmica Adriana Ribeiro de Oliveira Marques, entitulado “Caracterização da estrutura genética populacional das araras vermelhas Ara chloropterus e Ara macao (Psittaciformes, Aves)”, Área de biologia (Genética), Instituto Biociências, Universidade de São Paulo, 28/01/2011.

MONTEIRO-FILHO, E.L.A.; GUEDES, N.M.R. ET AL. Participação na argüição na banca de doutorado da acadêmica Márcia Cziulik, como a tese intitulada: Cuidado Parental de Selenidera maculirostris, Pteroglossus castanotis e Ramphastos toco (Piciformes – Ramphastidae), no interior de ninhos. Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas – Zoologia, Universidade Federal do Paraná, 04/02/2010.

HAY, JOHN D. VAL; GUEDES, N.M.R.; ISHI, IRIA HIROMI; SCARIOT, A.O. E MORAIS, H.C. participação na banca de doutorado do acadêmico Antonio dos Santos Júnior, intitulado “Análise de populações de Sterculia apétala em diferentes cenários de manejo da paisagem e sua influência no oferecimento futuro de habitat reprodutivo para Anodorhynchus hyacinthinus no Pantanal”. Ecologia, Instituto de Biologia, Universidade de Brasilia, 03/04/2010.

OTTONI, E.B.; GUEDES, N.M.R., RESENDE, B.D., MAURO, P.I., MENDES, F.D.C., participação da banca de doutorado da acadêmica Andressa Borsari, intitulada “Uso de ferramentas por araras azuis (Anordorhynchus hyacinthinus) e identificação de causa-e-efeito por alguns psitacídeos neotropicais”. Psicologia Experimental, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, 22/10/2010

GUEDES, N.M.R.; FAVERO, S.; NUNES, V.L.B. ELIANE CRISTINA VICENTE. Quiropterofauna (Chiroptera; Mammalia) associada a cavidades utilizadas como ninhos por araras-azuis (Anodorhynchus hyacinthinus) no Pantanal de Miranda-Aquidauana, MS. Pós Doc Uniderp/Fundect. Orientadora.

DONATELLI, R. J., MACHADO, L.O.M., KNOLL, F.R., GUEDES, N.M.R. E TOLEDO, M.C.B. Banca de Doutorado intitulada “Dinâmica das comunidades de aves no mosaico de hábitats do Pantanal do Rio Negro, MS”, realizado pelo acadêmico Gustavo Adolfo Braga da Rosa, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Zoologia), Botucatu-SP, 22 de Maio de 2009.

GUEDES, N.M.R. Banca de Doutorado intitulada “Ecologia alimentar, abundância em dormitórios e sucesso reprodutivo do papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) (Linnaeus, 1758) (Aves: Psittacidae), em um mosaico de ambientes no Pantanal de Miranda, Mato Grosso do Sul, Brasil”, realizado pela acadêmica Gláucia Helena Fernandes Seixas, do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UFMS, em Campo Grande-MS, Maio 2009.

GUEDES, N.M.R. Defesa da Tese de Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) no dia 03/03/09, na UNESP, Campus Botucatu, cujo trabalho se denomina: “Sucesso reprodutivo, mortalidade e crescimento de filhotes de Araras Azuis Anodorhynchus hyacinthinus (Aves, Psittacidae) no Pantanal, Brasil”. Banca composta por Dr. Reginaldo Donatelli (orientador), UNESP/Bauru; Dr. Luiz Otávio M. Machado, UNICAMP; Dr. Augusto João Piratelli, UFSCAR; Dra. Yara de Melo Barros, ICMbio e Dra. Maria Cecília Barbosa de Toledo, UNITAU.

GUEDES, N.M.R. 2007. Fatores que afetam o sucesso reprodutivo das araras azuis (Anodorhynchus hyacinthinus) no Pantanal e propostas para conservação. Doutorado em andamento. Instituto de Biociências, Departamento de Zoologia, UNESP/Botucatu. Início: março de 2005. Orientação: Profº Drº Reginaldo Donatelli.

SANTOS Jr. 2007. A. Estrutura etária a dinâmica populacional de Sterculia apetala (Jacq.) Karst no Pantanal. Doutorado em andamento. Departamento de Ecologia, UNB. Início: março 2006. Orientação: 1John D. Hay.

BORSARI, A. 2007. Uso de ferramentas por araras-azuis (Anodorhynchus hyacinthinus e Anodorhynchus leari). Doutorado em andamento. Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Experimental, Laboratório de Etologia Cognitivo, USP. Início: março 2005. Orientador: Eduardo B. Ottoni.

ALLGAYER, M. C. 2007. Perfil hematológico, Bioquímica sérica, microbiota da orofaringe e cloaca e detecção de herpes vírus em filhotes de arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) de vida livre no Pantanal-MS. Doutorado em andamento. Programa de Pós Graduação em Genética e Toxicologia Aplicada, Universidade Luterana do Brasil. Início: março 2006. Orientadora: Drª Tânia Azevedo Weimer.

PRESTI, F.T. 2006. Caracterização da diversidade genética, da estrutura populacional e do parentesco de Arara-azul-grande (Anodorhynchus hyacinthinus) por meio da análise de regiões dos genomas nuclear e mitocondrial. Doutoramento em andamento. Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, Instituto de Biociências, USP. Título do projeto: Início: outubro de 2006. Bolsista CNPq. Orientação: Cristina Yumi Miyaki.

RASO, T. F. 2004. Chlamydophila psittaci em psitacídeos de vida livre e cativeiro e suas implicações à saúde pública. 2004. 79 f. Tese (Doutorado em Medicina Veterinária) – Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Jaboticabal, São Paulo.

CARCIOFI, A.C. 2000. Contribuição ao estudo da alimentação da arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus, Psittacidae, aves) no Pantanal – MS. I – Análise da química do acuri (Scheelea phalerata) e da bocaiúva (Acrocomia aculeata). II – Aplicabilidade do método de indicadores naturais para o cálculo da digestibilidade. III – Energia metabolizável e ingestão de alimentos. USP. São Paulo. Tese de Doutorado. 137p.

Ajude a manter as araras livres na natureza

SEJA UM PADRINHO E ADOTE UM NINHO OU UM FILHOTE