A campanha “Adote um Ninho” visa apoiar a continuidade do Projeto Arara Azul no Pantanal, através da adoção de ninhos naturais e artificiais. O apadrinhamento proporciona também a manutenção da biodiversidade do Pantanal, tanto às araras-azuis como para várias outras espécies de aves que ocupam as mesmas cavidades.
Por serem aves seletivas, 90% de seus ninhos são encontrados somente no Manduvi, uma espécie arbórea em diminuição na natureza devido aos desgastes com o tempo. Para solucionar a demanda, ninhos artificiais foram criados pela equipe de biólogos do Instituto e instalados na natureza. A velocidade das perdas dos ninhos naturais é muito maior que o surgimento de novos ninhos, por isso, manejos realizados em ninhos naturais e artificiais para aumentar o número de cavidades disponíveis para as araras, resulta em aumentos positivos para a espécie. Por isso nossa campanha para a adoção de ninhos é muito importante.
Para encontrar os ninhos ativos (com ovos e filhotes), é preciso monitorar um grande número de ninhos. No período reprodutivo de 2023, como exemplo, no Pantanal, foram realizados um total de 1753 monitoramentos (escalar e descer de cada ninho). Em média, foram monitorados 10 ninhos por dia. Um ninho pode ser monitorado mais de uma vez por mês, dependendo da necessidade. No total 215 foram monitorados, 77 caixas de ninhos foram manejadas, 16 caixas/ninho foram instaladas, 157 ninhos foram ocupados por araras azuis e 55 ninhos ocupados por outras espécies.