O Instituto

Premiações

Pelo mérito do trabalho, pelo ineditismo, pelo desempenho, dedicação e resultados, Neiva Guedes e o Projeto Arara Azul receberam diversos prêmios, troféus e condecorações.

Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência 2020

No Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência a Mauricio de Sousa Produções homenageou a bióloga, pesquisadora e professora Neiva Guedes, que ganhou um card retratando-a como uma personagem da Turma da Mônica.
A imagem faz parte do projeto Donas da Rua da Ciência, criado para resgatar a trajetória de pesquisadoras e cientistas que marcaram a humanidade com suas ações. Neiva Guedes, por ser a responsável por tirar as araras-azuis da lista de animais em extinção, passou a fazer parte de um seleto grupo de cientistas reconhecidas e homenageadas pelo projeto.

Prêmio Mulheres Extraordinárias 2019

Recebimento do Prêmio “Mulheres Extraordinárias” dedicado a Neiva Guedes, realização da EM Prof. Licurgo de Oliveira Bastos, CG.

Cidades: dos desafios às soluções 2019

Com o tema “Cidades: dos desafios às soluções”, o Crea-GO realizou, na noite de 21 de novembro de 2019, no Memoratto Eventos, em Goiânia, a solenidade de entrega do 18º Prêmio Crea Goiás de Meio Ambiente, na qual foram conhecidos os vencedores entre os três finalistas em cada uma das cinco modalidades em disputa.
Projeto Arara Azul, de Mato Grosso do Sul, foi vencedor na categoria Elementos Naturais.
O Projeto Arara Azul, desenvolvido e coordenado pela bióloga Neiva Guedes, foi o premiado na categoria Elementos Naturais.
https://www.creams.org.br/projeto-arara-azul-e-vencedor-do-premio-crea-de-meio-ambiente/

Menção honrosa no Prêmio Arara Azul 2005

Menção honrosa no Prêmio Arara Azul no ENCONTRO NACIONAL DE INOVAÇÃO CIENTÍFICA PARA O HOMEM DO SÉCULO XXI – IV ENPIC, promovido pela UNIDERP em Campo Grande/MS, com o trabalho “O uso do sistema de informação geográfica (SIG) e trabalhos em conservação das araras azuis e vermelhas do Pantanal Sul Matogrossense” de autoria de Guedes, N. M. R.; Macieira, A. C.; Toledo, M. C. B.

Prêmio Ecologia e Ambientalismo 2005

PRÊMIO ECOLOGIA E AMBIENTALISMO, Troféu concedido ao Projeto Arara Azul/UNIDERP pela Câmara Municipal de Campo Grande – MS, em homenagem aos relevantes serviços prestados. Por indicação do vereador Edil Albuquerque no dia 10 de junho de 2005.

Prêmio Ambiental Von Martius 2004

O Projeto Arara Azul recebeu o PRÊMIO AMBIENTAL VON MARTIUS 2004, vencedor em 2º Lugar, na Categoria Natureza. O Troféu é concedido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha e reconhece o mérito de iniciativas de empresas, do poder público, de indivíduos e da sociedade civil que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural com respeito ambiental. O Projeto, realizado através da UNIDERP e FMB, recebeu o troféu em São Paulo no dia 22 de novembro de 2004.

Prêmio Eco Cidadão 2004

Neiva Guedes recebeu o PRÊMIO ECO CIDADÃO 2004, prêmio que reconhece o trabalho, posturas e ações de personalidades e empresas que colaboram para a construção de uma sociedade mais autônoma, eqüitativa e sustentável. Troféu entregue durante o IV Seminário Internacional “Desenvolvimento Urbano, Globalização e Sustentabilidade” – As Cidades Petrolíferas – As Melhores Práticas Globais, realizado em Macaé-RJ, no dia 25 de Agosto de 2004.

Golden Ark 2004

Neiva Guedes recebeu o GRAND MASTER OF THE ORDER OF THE GOLDEN ARK 2004, título honorário concedido por Sua Alteza Real Príncipe Bernhard da Holanda em reconhecimento às pessoas que se dedicam à conservação da natureza. Medalha de Cavaleiro da Ordem The Golden Ark 2004 entregue no Soestdijk Palace, Holanda, em 07 de Maio de 2004.

Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2002

O Projeto Arara Azul recebeu o PRÊMIO FINEP DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 2002, Região Centro-Oeste, com a “Conservação da Arara-azul no Pantanal Sul-Matogrossense”, desenvolvido pela UNIDERP. Troféu entregue em Cuiabá, 29/09/2002.

Troféu Arara Azul Prêmio Super Ecologia 2002

O Projeto Arara Azul realizado pela UNIDERP com o apoio da Fundação Manoel de Barros recebeu o troféu PRÊMIO SUPER ECOLOGIA 2002, ficando em segundo lugar na categoria FAUNA/ONG, lançado pela revista Superinteressante, São Paulo, Abril 2002. Na ocasião, cerca de 500 projetos de todo o Brasil foram inscritos. A Comissão Julgadora incluiu especialistas e ambientalistas de renome internacional como Fábio Feldmann, Fernando Gabeira, Gustavo Fonseca, João Paulo Capobianco, Paulo Nogueira Neto e Peter Crawshaw.

Troféu Arara Azul 2001

Neiva Guedes recebeu o TROFÉU ARARA AZUL, pela dedicação e trabalhos em prol da conservação das araras-azuis na natureza, oferecido pela AMAS – Associação Sul-Mato-Grossense de Atacadistas e Supermercados, durante a 21a Expo-Ecos Exposição e Encontro Centro-Oeste de Supermercados, Campo Grande-MS, 27/03/2001.

Prêmio Cláudia 1999

Em Outubro de 1999 Neiva Guedes foi uma das Dez Finalistas do PRÊMIO CLAUDIA 1999, que com seu talento, perseverança e capacidade para criar soluções originais e contribuir para a melhoria da qualidade de vida do brasileiro, Revista Claudia, São Paulo.

Troféu Mulher que faz a Diferença em Meio Ambiente 1998

Em dezembro de 1998, Neiva Guedes recebeu o TROFÉU MULHER QUE FAZ A DIFERENÇA EM MEIO AMBIENTE 1998, pelo desempenho e resultados obtidos frente ao Projeto Arara Azul-UNIDERP, oferecido pela BPW-Campo Grande, Associação de Mulheres e Profissionais de Negócios de Campo Grande, Campo Grande-MS.

Diploma de Honra ao Mérito identidade Sul-Mato-Grossense Guaicuru 1998

Neiva Guedes recebeu o DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO, pelos relevantes serviços prestados em prol da preservação e divulgação da memória e identidade cultural Sul-Mato-Grossense/Guaicuru, oferecido pela Unidade Guaicuru de Cultura, Campo Grande, 06 de outubro de 1998.

Prêmio Pieter Oyens 1995

PRÊMIO PIETER OYENS, para incentivar jovens conservacionistas, de até 30 anos de idade, oferecido pelo WWF-US. Neiva Guedes foi escolhida por um Comitê Internacional pela contribuição à conservação da natureza no Brasil, em julho/95.

Menção Honrosa no Programa Natureza e Sociedade 1999

O PROGRAMA NATUREZA E SOCIEDADE, oferecido pelo WWF – Fundo Mundial para a Natureza, com o apoio da USAID – Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional e da Fundação Ford. Num período de três anos este Programa contemplou 70 dissertações de mestrado e 57 teses de doutorado. Em 1997 premiou os seis melhores trabalhos e Neiva Guedes recebeu a Menção Honrosa em reconhecimento pela qualidade técnica, inovação e relevância da dissertação de mestrado, em julho de 1999.

Veja também

Histórico

Quem somos

Transparência

Premiações

Ajude a manter as araras livres na natureza

SEJA UM PADRINHO E ADOTE UM NINHO OU UM FILHOTE