Skip to main content
O Instituto

Premiações

Pelo mérito do trabalho, pelo ineditismo, pelo desempenho, dedicação e resultados, Neiva Guedes e o Projeto Arara Azul receberam diversos prêmios, troféus e condecorações.

Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência 2020

Neiva Guedes ganhou um card retratando-a como uma personagem da Turma da Mônica – Donas da Rua da Ciência por Maurício de Souza e Produções. Em comemoração ao Dia Internacional das Meninas e Mulheres na Ciência, dia 11 de fevereiro de 2020.

Prêmio: Faz Diferença 2019

Neiva Guedes foi uma das três pessoas indicadas para o Prêmio: Faz Diferença, na categoria Sociedade/Ciência e Saúde, organizado pelo Jornal O Globo e Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, dezembro de 2019.

18º Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente "Cidades: dos desafios às soluções" 2019

Neiva Guedes recebeu o Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente 2019, concedido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás, por reconhecimento do mérito das iniciativas que se destacam pela excelência de sua contribuição com ações de conservação do meio ambiente, da melhoria da qualidade de vida, estimulando a consciência ambiental, para a construção de uma sociedade mais justa, próspera e sustentável, na categoria elementos naturais Natureza/Biodiversidade, em 21 novembro de 2019.

Prêmio Mulheres Extraordinárias 2019

Neiva Guedes recebeu Troféu Mulheres Extraordinárias, promovido pelas alunas do 6. Ano do Ensino Fundamental, juntamente com a Prof. Andrea Cristina Werneck da Escola Municipal Professor Licurgo de Oliveira Bastos, outubro de 2019.

Prêmio Nacional da Biodiversidade 2017

Prêmio Nacional da Biodiversidade, concedido pelo Ministro do Meio Ambiente ao Projeto Arara Azul – Biologia, Manejo e Conservação, finalista na Segunda Edição na Categoria Sociedade Civil, Brasília-DF, 22 de abril 2017.

Moção de Congratulações pela realização do “9 ̊ Simpósio Internacional de Aves 2015

Moção de Congratulações, a Dra. Neiva Guedes e equipe, pela realização do “9 ̊ Simpósio Internacional de Aves – Brasil: Terra dos Papagaios”. Campo Grande, 27 de novembro de 2015.

Moção de Congratulações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente 2015

Moção de Congratulações, a Dra. Neiva Guedes, pelo dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho. Campo Grande, 10 de junho de 2015.

Prêmio OAB de Mérito Ambiental 2015

Dra. Neiva Guedes, foi homenageada com o Prêmio OAB de Mérito Ambiental pelo seu empenho e dedicação pela conservação ambiental no dia 04 de setembro na III Conferência Internacional de Direito Ambiental, Campo Grande-MS, 2015.

Prêmio Anhanguera de Mérito Científico e Intelectual 2014

Neiva Guedes orientou Kalyenny Rabenhorst, vencedora do PRÊMIO ANHANGUERA DE MÉRITO CIENTÍFICO E INTELECTUAL, concedido pela Anhanguera Educacional pelo Melhor Trabalho do Programa de Iniciação Científica – PIC/PIBIC do ano de 2013. Prêmio entregue no Evento Nacional de Premiação da Anhanguera Educacional realizado em Campinas -SP, 19 de maio de 2014.

Prêmio de 1º lugar pela melhor apresentação no 8º Seminário Interno de Iniciação Científica 2013

Neiva Guedes orientou Kalyenny da Costa Rabenhorst, o Prêmio de 1º lugar pela melhor apresentação no 8º Seminário Interno de Iniciação Científica; 6º Encontro de Pós- Graduação Stricto Sensu, 2º Encontro de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Anhanguera – Uniderp, com o trabalho “Sucesso Reprodutivo da Arara-azul (Anodorhynchus hyacinthinus) em Ninhos Naturais e Artificiais no Pantanal”, local Universidade Anhanguera-Uniderp, 2013.

Prêmio ANU 2013

Ao Projeto “Arte de Fazer e Reciclar” do Instituto Arara Azul, o Prêmio ANU 2013 em de 2º lugar, Rio de Janeiro-RJ.

Prêmio de 2º lugar pela melhor apresentação no VII Seminário Interno de Iniciação Científica 2012

Neiva Guedes orientou Edson Lino Diniz Pereira, o Prêmio de 2º lugar pela melhor apresentação no VII Seminário Interno de Iniciação Científica; 5º Encontro de Pós- Graduação Stricto Sensu,, 1º Encontro de Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade Anhanguera – Uniderp, com o traballho “Biologia reprodutiva da Arara-canindé (Ara Ararauna, Aves, Psittacidae) em área urbana de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. In:. Anais., Campo Grande, MS”, local Universidade Anhanguera-Uniderp, 2012.

Prêmio Destaque Ambiental OAB/MS 2012

Neiva Maria Robaldo Guedes, o Prêmio Destaque Ambiental OAB/MS 2012, conferido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul, por proposição da Comissão de Meio Ambiente, pela contribuição ativa para a questão ambiental, no Auditório da OAB/MS, em Campo Grande, MS, no dia 11 de dezembro de 2012.

Certificado Mérito Cultural MS 2010

Certificado Mérito Cultural MS, concedido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, pelos relevantes serviços prestados à cultura sul-mato-grossense em Bonito-MS, durante o 11º Festival de Inverno de Bonito, com o tema, A natureza das artes te chama, no dia 28 de julho de 2010.

Homenagem à Dra. Neiva M. R. Guedes e equipe 2010

No ano Internacional da Biodiversidade, a homenagem a Dra. Neiva M. R. Guedes e equipe, dos professores e alunos da Universidade de São Paulo, pela vida dedicada para salvar a Arara Azul e 20 anos do Projeto Arara Azul. Prof. Dr. Alvaro F. de Almeida. Miranda, 30 de março de 2010.

Diploma e Medalha do Mérito Legislativo concedida pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul 2009

Diploma e Medalha do Mérito Legislativo concedida pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul, instituída pela Resolução 02/1985 de 28/08/1985, em reconhecimento à sua dedicação e ao extraordinário trabalho realizado no contexto sócio-político-econômico, que contribuiu, de forma destacada, para o desenvolvimento e projeção do Estado de Mato Grosso do Sul, conforme histórico constante do projeto que deu ensejo à edição da Resolução 01/08/ de 17/12/2008, proposição de autoria do Deputado Professor Rinaldo, em Campo Grande no dia 30/11/2009.

Título de Cidadão Comunitário 2007

Título de Cidadão Comunitário, concedido pela FM 100,9 Pan – “A freqüência do Pantanal” de Aquidauana-MS, em dezembro de 2007.

Menção honrosa no Prêmio Arara Azul 2005

Menção honrosa no Prêmio Arara Azul no ENCONTRO NACIONAL DE INOVAÇÃO CIENTÍFICA PARA O HOMEM DO SÉCULO XXI – IV ENPIC, promovido pela UNIDERP em Campo Grande/MS, com o trabalho “O uso do sistema de informação geográfica (SIG) e trabalhos em conservação das araras azuis e vermelhas do Pantanal Sul Matogrossense” de autoria de Guedes, N. M. R.; Macieira, A. C.; Toledo, M. C. B. 2005.

Prêmio Ecologia e Ambientalismo 2005

PRÊMIO ECOLOGIA E AMBIENTALISMO, Troféu concedido ao Projeto Arara Azul/UNIDERP pela Câmara Municipal de Campo Grande – MS, em homenagem aos relevantes serviços prestados. Em 10 de junho de 2005.

Título do Mérito Ambiental e o Troféu Boto de Cristal - 2005

Título do Mérito Ambiental” e o troféu “Boto de Cristal”; foi recebido, na 1a quinzena de dezembro 2005, pela Associação de Preservação de Botos da Amazônia (APBA); oferecido a empresas, ONGs e personalidades que têm contribuído para a preservação e conservação do meio ambiente, de 2 em 2 anos.

Prêmio Ambiental Von Martius 2004

PRÊMIO AMBIENTAL VON MARTIUS 2004, Troféu concedido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil – Alemanha, São Paulo, reconhece o mérito de iniciativas de empresas, do poder público, de indivíduos e da sociedade civil que promovam o desenvolvimento econômico, social e cultural com respeito ambiental. Vencedor em 2º Lugar, na Categoria Natureza, pelo Projeto Arara Azul, realizado através da UNIDERP e FMB, no dia 22 de novembro de 2004.

Prêmio Eco Cidadão 2004

PRÊMIO ECO CIDADÃO 2004, prêmio que reconhece o trabalho, posturas e ações de personalidades e empresas que colaboram para a construção de uma sociedade mais autônoma, eqüitativa e sustentável. Troféu entregue durante o IV Seminário Internacional “Desenvolvimento Urbano, Globalização e Sustentabilidade – As Cidades Petrolíferas – As Melhores Práticas Globais, realizado em Macaé-RJ, no dia 25 de Agosto de 2004.

Golden Ark 2004

GRAND MASTER OF THE ORDER OF THE GOLDEN ARK 2004, título honorário concedido por Sua Alteza Real Príncipe Bernhard da Holanda em reconhecimento as pessoas que se dedicam a conservação da natureza. Medalha de Cavaleiro da Ordem The Golden Ark 2004 entregue no Soestdijk Palace, Holanda, em 07 de Maio de 2004.

Recepção por Philip, Duque de Edimburgo, no Palácio Buckingham:

HRH, o Duque de Edimburgo conheceu Neiva Guedes no Palácio Buckingham, em Londres, em 18 de maio de 2004. Neiva Guedes havia recebido a Ordem da Arca de Ouro por seu trabalho na conservação da Arara Azul no Brasil através do uso inovador das caixas-ninho. O Duque de Edimburgo conheceu Neiva Guedes em sua qualidade de Membro Honorário da Birdlife International.

Prêmio Finep de Inovação Tecnológica 2002

PRÊMIO FINEP DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA 2002, Região Centro-Oeste, com a “Conservação da Arara-azul no Pantanal Sul-Matogrossense”, desenvolvido pela UNIDERP. Troféu entregue em Cuiabá, 29/09/2002.

Prêmio Super Ecologia 2002

PRÊMIO SUPER ECOLOGIA 2002, finalista na categoria FAUNA/ONG, ficando em segundo lugar no maior Prêmio Ambiental do Brasil, lançado pela revista SUPER Interessante, onde houveram cerca de 500 projetos inscritos de todo o Brasil, São Paulo, Abril 2002.

Troféu Arara Azul 2001

TROFÉU ARARA AZUL, pela dedicação e trabalhos em prol da conservação das araras-azuis na natureza, oferecido pela AMAS – Associação Sul Matogrossense de Atacadistas e Supermercados, durante a 21a Expo-Ecos Exposição e Encontro Centro-Oeste de Supermercados,
Campo Grande-MS, 27/03/2001.

Prêmio Cláudia 1999

Neiva Guedes, foi uma das Dez Finalistas do PRÊMIO CLAUDIA 1999, que com seu talento, perseverança e capacidade para criar soluções originais contribui para a melhoria da qualidade de vida do brasileiro, Revista Claudia, São Paulo, Outubro/1999.

Troféu Mulher que faz a Diferença em Meio Ambiente 1998

TROFÉU MULHER QUE FAZ A DIFERENÇA EM MEIO AMBIENTE 1998, pelo desempenho e resultados obtidos frente ao Projeto Arara Azul-UNIDERP, oferecido pela BPW-Campo Grande, Associação de Mulheres e Profissionais de Negócios de Campo Grande, Campo Grande-MS, Dezembro/98.

Diploma de Honra ao Mérito identidade Sul-Mato-Grossense Guaicuru 1998

DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO, pelos relevantes serviços prestados em prol da preservação e divulgação da memória e identidade cultural Sul-Mato-Grossense/Guaicuru, oferecido pela Unidade Guaicuru de Cultura, Campo Grande, 06 de outubro de 1998.

Menção Honrosa no Programa Natureza e Sociedade 1997

PRÊMIO NATUREZA E SOCIEDADE, em reconhecimento pela qualidade técnica, inovação e relevância da tese de mestrado (Biologia reprodutiva da arara-azul no Pantanal), oferecido pelo WWF – Fundo Mundial para a Natureza, com o apoio da USAID – Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional e da Fundação Ford, em julho de 1997.

Prêmio Pieter Oyens 1995

PRÊMIO PIETER OYENS, pela contribuição à conservação natureza no Brasil, ao PROJETO ARARA AZUL, oferecido pelo Fundo Mundial para a Natureza, julho/95.

Veja também

Histórico

Quem somos

Transparência

Premiações

Ajude a manter as araras livres na natureza

SEJA UM PADRINHO E ADOTE UM NINHO OU UM FILHOTE