Adote um Filhote

Adote um Filhote

Adote um Filhote

Além do Projeto Arara Azul, vários outros projetos nasceram no Instituto Arara Azul com importantes resultados. Em 2012, foi criado o “Projeto Aves Urbanas – Araras da Cidade”, com o objetivo de estudar a biologia e relações ecológicas da arara-canindé com relação ao desenvolvimento da cidade, bem como utilizá-la como instrumento para engajamento dos moradores, educação, ciência cidadã e turismo de observação, visando promover a conservação da biodiversidade. O Projeto está sendo realizado na área urbana de Campo Grande, onde de julho a janeiro, semanalmente, é feito o monitoramento dos ninhos, que tem aumentado anualmente. Filhotes são pesados, medidos e fotografados.

Antes de voarem os filhotes são anilhados, nanochipados (implantação de código com número de série, menor que um grão de arroz) e têm material biológico coletado para exames sanitários e análise de DNA.

Ao longo dos anos, outras espécies estão ocupando os ninhos das araras-canindé e estes também estão sendo monitorados. Ninhos com maracanã-de-cara-amarela, periquitos, tucanos, corujas e araras híbridas (cruzamento de arara-canindé com arara-vermelha).

A observação dos frutos e itens vegetais consumidos pelas araras na cidade são registros importantes, realizados pelos pesquisadores, juntamente com os relatos dos moradores e cidadãos cientistas. Atualmente mais de 31 espécies frutíferas que estão servindo como alimento para as araras-canindé na área urbana, sendo consumidos principalmente os frutos de palmeiras, tanto nativas como exóticas, diversas variedades de manga e sete copas, além de inúmeras espécies nativas do Cerrado.

Apenas para exemplificar, até o final do período reprodutivo de 2019, havia um total de 249 ninhos cadastrados em área urbana de Campo Grande, dos quais 194 foram monitorados com ocupação por arara canindé, arara hibrida, maracanã de cara amarela, tucano, periquitão e coruja de igreja. Foram monitorados quase 300 ovos, dos quais 130 filhotes sobreviveram e voaram.

As Políticas Públicas também têm sido um reflexo dos bons resultados apresentados pelo Projeto. Em 2015, através da LEI MUNICIPAL n. 5.561, de 15 de Junho, Art.1º, a Arara Canindé foi instituída como Ave Símbolo do Município de Campo Grande; vindo ao encontro do esforço e dedicação do “Projeto Aves Urbanas-Araras na Cidade” para a conservação da espécie.

Em 2018, a LEI MUNICIPAL n. 6.075, de 28 de Agosto, proibiu o corte, derrubada, remoção ou sacrifício de árvores, adultas ou não, onde situam-se ninhos de Arara Canindé (Ara ararauna) e Arara Vermelha (Ara chloropterus).

A manutenção do Projeto Aves Urbana – Araras na Cidade tem sido um desafio, considerando que a execução do projeto depende do apoio de pessoas e empresas. Para o fomento e continuidade do Projeto, o Instituto Arara Azul criou a Campanha “Adote um Filhote”. A campanha é para a adoção simbólica de um filhote de pais de aves que ocupam as cavidades, nas Palmeiras mortas localizadas em Campo Grande-MS.

Ser um PADRINHO simbólico, significa que poderá acompanhar o seu afilhado através das informações do projeto de pesquisa, que receberá periodicamente. Contribuirá com as ações de pesquisa, batizará o filhote com o nome que escolher e ficará feliz em saber que o seu afilhado permanecerá livre na natureza.

Por que Adotar?

Periodicamente, o padrinho/madrinha receberá relatos sobre as atividades e descobertas realizadas, pela equipe de campo do Projeto, onde o “padrinho” acompanhará as novidades sobre seu “afilhado” e outras informações relativas ao projeto. Antes disso, ele receberá os seguintes itens:

  • Um cursinho para ser padrinho/madrinha.
  • Uma caneca personalizada.
  • Um certificado de adoção, do Instituto Arara Azul, com o número do ninho e o nome do afilhado que escolher.
  • Uma foto exclusiva, feita pela equipe do Projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade, em alta definição, que poderá ser usada como descanso de tela, postar em mídias sociais, imprimir um pôster ou até mesmo utilizar em alguma campanha e ou peça publicitária, desde que acompanhada pelo selo da campanha.

O padrinho poderá divulgar que é PADRINHO DE UM FILHOTE e responsável pela execução de parte das atividades de monitoramento do ninho do Projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade, durante o período de vigência do seu Certificado de Adoção, que é de um ano. Essa divulgação poderá ser realizada através do selo da campanha, que será disponibilizado digital e fisicamente como adesivo.

Ao final do período de vigência desta adoção, o padrinho receberá um Relatório Final contendo todas as informações sobre os monitoramentos realizados, sucessos alcançados e demais informações que se fizerem necessárias. O padrinho que tiver interesse poderá visitar o filhote adotado durante os monitoramentos do Projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade, em Campo Grande e conhecer de perto o trabalho de campo da equipe do Projeto.

Lembrando que para isso, será necessário agendamento prévio junto à equipe deste projeto e ter transporte próprio.

Qual será a doação para ser um padrinho/madrinha?

O valor de contribuição para essa Edição da Campanha 2020 é de R$ 2.000,00 (dois mil reais) para um filhote por um ano (tempo de vigência da adoção).

Este valor poderá ser parcelado em 10 vezes, sendo R$200,00 ao mês, acordados em contrato.

Ressaltamos que a equipe do Projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade realiza seu trabalho com seriedade e responsabilidade, com grande
respaldo pelo conhecimento e resultados atingidos.

Porém, sentimos a necessidade lembrar aos parceiros desta Campanha que, ao lidar com a natureza, imprevistos podem acontecer, como por exemplo, queda de árvores-ninho,
inundações de ninhos, postura de ovos inférteis, predação de ovos e filhotes, mortalidade por motivos de má formação, infertilidade, entre outros. Todos esses casos já foram observados, ao longo dos anos, por nossos pesquisadores e, caso aconteçam, serão reportados aos padrinhos/madrinhas.

Gostaríamos de parabenizá-lo por se interessar em fazer parte deste trabalho e nos colocamos à sua inteira disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.

Baixe aqui a apresentação completa da campanha

Deixe seu comentário!

Veja Mais
  • Histórico
    Histórico
    27 de dezembro de 2019
  • Áreas de estudos do projeto
    Áreas de estudos do projeto
    27 de dezembro de 2019
  • Projeto Arara Azul
    Projeto Arara Azul
    6 de março de 2020
  • Neiva Guedes
    Neiva Guedes
    27 de dezembro de 2019
  • Estudo sobre o Manduvi
    Estudo sobre o Manduvi
    6 de março de 2020
  • TV & Video
    TV & Video
    27 de dezembro de 2019
  • Instituto Arara Azul
    Instituto Arara Azul
    6 de março de 2020
  • Projeto Papagaio Verdadeiro
    Projeto Papagaio Verdadeiro
    6 de março de 2020
  • Projeto Arte de Fazer
    Projeto Arte de Fazer
    6 de março de 2020
  • Artigos completos
    Artigos completos
    27 de dezembro de 2019
Translate »
Scroll Up