Skip to main content

Você provavelmente já conhece as várias frentes de ações do Instituto Arara Azul, certo? Mas quanto à localização das nossas bases, você tem ideia de onde nos encontrar? Neste texto contamos sobre as bases do Instituto, locais fundamentais para a realização dos nossos trabalhos, que são passíveis de visitação e realização de estágio e voluntariado! 

 

Sede e Centro de Sustentabilidade

Sede e Centro de Sustentabilidade. Foto: Instituto Arara Azul

 

Nossa sede e Centro de Sustentabilidade fica em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, na mesma cidade onde é realizado o Projeto Aves Urbanas: Araras na Cidade. Neste local de trabalho, realizamos a maioria das nossas tarefas gerais de administração e de coordenação e também é a base de pesquisas do Projeto Aves Urbanas. Esse é um ponto de referência caso você queira entrar em contato conosco, seja para nos visitar, participar de atividades de educação ambiental, ou até realizar estágio ou voluntariado com as araras na cidade (conforme Editais que são publicados).  

 

Educação ambiental com crianças no Centro de Sustentabilidade. Foto: Eveline Castanho

 

O Centro de Sustentabilidade é repleto de produtos que você pode escolher e trocar por doações. Clique aqui e veja os itens que você encontra por lá! 

 

Lojinha de doações. Foto: Instituto Arara Azul

 

Além disso, é o ponto de partida caso você queira participar do nosso turismo científico para observação das araras-canindés, do Projeto Aves Urbanas. 

 

Arara do Projeto Aves Urbanas. Foto: Larissa Tinoco

 

Para o turismo de observação, ainda na sede, ministramos uma palestra e posteriormente, nos deslocamos para demonstrar nosso trabalho na prática, o que inclui o monitoramento dos ninhos, dos filhotes e resgates, quando no período reprodutivo das araras. 

 

Expedição escolar – Turismo de observação do Projeto Aves Urbanas. Foto: Larissa Tinoco

 

Nossas atividades de educação ambiental podem ser feitas por todos: crianças, jovens e adultos. Conheça melhor as diferentes atividades que desenvolvemos clicando aqui

O estágio ou voluntariado em nosso Projeto Aves Urbanas conforme os chamamentos (Editais) publicados nas redes sociais do instituto.

Entre em contato pelo e-mail ou telefone abaixo para mais informações sobre nossas atividades realizadas.

 

Endereço da Sede e Centro de Sustentabilidade: Rua Klaus Sthurk, nº 106, Jardim Mansur, Campo Grande, Mato Grosso do Sul, CEP 79.051-660

Horário de atendimento: 08:00 – 12:00 e 13:00 – 17:00

Telefone: (67) 3222-1205

E-mail: contato@institutoararaazul.org.br

 

Base de Campo no Refúgio Ecológico Caiman

Base de Campo no Refúgio Ecológico Caiman. Foto: Instituto Arara Azul

 

Para a realização do Projeto Arara Azul, temos uma base de campo no Refúgio Ecológico Caiman, na sub-região do Pantanal de Miranda. 

 

Arara-azul. Foto: João Marcos Rosa

 

Essa base é primordial à logística de nossas ações. A partir dela, conseguimos monitorar araras-azuis e outras espécies que ocupam as mesmas cavidades e interagem com a espécie. Além da equipe com nossos pesquisadores e assistentes, recebemos pesquisadores associados e estagiários. 

 

Projeto Arara Azul. Foto: Lucas Rocha

 

Inaugurada em 1998, a convite do Sr. Roberto Klabin, a base inicialmente consistia em uma casa de funcionários e um centro de visitantes. A sua inauguração foi um verdadeiro marco para o Projeto Arara Azul – que até então, tinha a sua parte prática desenvolvida pela Neiva Guedes, mentora do projeto. Com a base, mais pessoas puderam ser integradas ao Projeto, ampliando-o.

Em 2006, com uma grande reforma feita pelo proprietário Roberto Klabin, o Instituto Arara Azul ganhou um novo espaço para os pesquisadores, com laboratório, além do centro de visitantes, que também foi reformado. 

Em 2012, mais uma grande mudança: a base de campo foi transferida para o Retiro Novo, dentro da área do Refúgio Ecológico, ganhando uma infraestrutura independente e ainda mais confortável, a uma distância de 17km da sede do Caiman. 

Com a transferência, agora conseguimos hospedar até 8 pesquisadores/assistentes em uma estrutura que contempla cozinha, sala de TV, escritório, amplo refeitório e um pequeno laboratório para avaliações biológicas preliminares. Soma-se a isso, um Centro de Visitantes, para receber vocês!

 

Base de Campo no Refúgio Ecológico Caiman. Foto: Instituto Arara Azul

 

Para nos visitar e conhecer o Projeto Arara Azul e ainda, ter o prazer de conhecer melhor o Pantanal, hospede-se no Refúgio Ecológico Caiman. Junto à reserva da acomodação, solicite o agendamento da atividade de turismo de observação que é opcional, participando ativamente do monitoramento das araras-azuis

 

Turismo de observação do Projeto Arara Azul com os hóspedes do Refúgio Ecológico Caiman. Foto: Kefany Ramalho

 

Antes da parte prática, realizamos uma palestra onde contamos melhor sobre o projeto a vocês. 

 

Palestra do Projeto Aves Urbanas no Refúgio Ecológico Caiman. Foto: B. Carvalho

 

Várias personalidades ilustres nos visitaram, até mesmo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e família; o ator de Hollywood Harrison Ford; o ex-Governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli; o Príncipe do Japão, Akishino, e esposa; o Ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho e família; o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja e esposa, entre outros. 

Na própria recepção da Caiman, você encontra produtos do Projeto Arara Azul. Ao adquiri-los, através de doação, você contribui com nosso trabalho.

 

Endereço do Refúgio Ecológico Caiman: Estância Caiman, S/N – Zona Rural, Miranda, Mato Grosso do Sul. Clique aqui e veja como chegar

Telefone: (11) 3706180

E-mail: marketing@caiman.com.br

 

Para os estudantes e profissionais da área também há a opção de realizar estágio ou voluntariado em nossa base de campo, atuando nas atividades do projeto. O tempo mínimo de dedicação é de 3 meses.

Vale ressaltar que também realizamos turismo de observação de araras-azuis do Projeto Arara Azul em outras regiões do Pantanal Sul onde o projeto também é executado; para isso, a equipe faz a sua estadia em diferentes propriedades parceiras 

Para mais informações entre em contato com nossa equipe no e-mail contato@institutoararaazul.org.br ou pelo telefone (67) 3222-1205 para agendar.

Ficou com vontade de conhecer de perto o nosso trabalho? Esperamos vocês!

 

Texto por: Jéssica Amaral Lara

Revisado por: Juliana Cuoco Badari