Skip to main content
Espécies

Arara-Azul-de-Lear

(Anodorhynchus leari)

Coloração: possui coloração semelhante a A. hyacinthinus, porém nitidamente menor. A diferença entre as duas espécies reside no tom de cores: a cabeça e o pescoço possuem coloração azul-esverdeados, a barriga possui a cor azul-desbotado, com asas e caudas num tom de azul cobalto. Possuem o anel em volta do olho de cor amarelo claro, com as pálpebras brancas ou levemente azuladas. A diferença mais significativa está na forma da barbela (pele em torno da mandíbula). Em A. hyacinthinus tem a forma de uma fita, enquanto que em A. leari possui a forma de nódoa (gota).

Status de conservação

Vulnerável (VU) de acordo com a IUCN, e Quase Ameaçada (NT) de acordo com MMA (2018).

Fonte: IUCN

Galeria

Distribuição geográfica

Encontrada no norte da Bahia, especialmente na Reserva Ecológica do Raso da Catarina e na Reserva Biológica de Canudos.

Habitat

Na região da caatinga, utilizando áreas de paredões e cânions de rochas sedimentares para dormir e nidificar e alimentando-se nas áreas com palmeiras.

Comportamento

São aves gregárias e costumam se reunir para pernoitar. Ao amanhecer saem dos dormitórios para áreas de alimentação, retornando no final da tarde. Durante os horários mais quentes do dia, permanecem pousadas em árvores com interações sociais.

Alimentação

Sementes de palmeira licuri (Syagrus coronata), flores de sizal (Agave sp), frutos de pinhão (Jatropha pohliana) e Spondias tuberosa. E quando a escassez de alimento é grande, as araras se alimentam de milho (Zea mays) plantado pela população local.

Reprodução

Se reproduzem em cavidades de paredões rochosos de arenito. A reprodução ocorre principalmente entre setembro e abril. Geralmente colocam três ovos e sobrevivem entre um e dois filhotes. Os filhotes demoram cerca de 103 dias para sair do ninho.

Ameaças

Destruição do habitat, caça e o tráfico de animais silvestres.

Tamanho da população

Existem duas populações conhecidas, uma no Raso da Catarina e outro no Boqueirão da Onça. No Raso da Catarina, de acordo com o Censo realizado em 2012, são mais de 1200 indivíduos naquela região (ICMBIO, 2012).

Mapa de distribuição

Fonte: IUCN

Taxonomia

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Gênero: Anodorhynchus

Espécie: Anodorhynchus leari

Nome comum: Arara-azul-de-lear

Outras araras

Ajude a manter as araras livres na natureza

SEJA UM PADRINHO E ADOTE UM NINHO OU UM FILHOTE