Skip to main content

Arara-azul-pequena

Espécies

Arara-azul-pequena

(Anodorhynchus glaucus)

Registros indicam que chegavam a medir 72 cm. Possuíam coloração azul, muito semelhante a arara-azul-de-lear. Também possuíam o anel em volta do olho e a barbela (pele em torno da base da mandíbula) de cor amarela. A diferença está no tom de azul e amarelo e no seu comprimento.

Status de conservação

Considerada extinta, pois não foi localizado nenhum indivíduo na natureza e nem em cativeiro (CITES I). E os exemplares taxidermizados (empalhamento científico) conhecidos pertencem a coleções de museus no exterior. Com população muito pequena e rara antes ou no início do século XIX, desapareceu antes de ser bem conhecida. As hipóteses sobre a extinção são caça e captura como animal de estimação, catástrofe natural, redução de variabilidade genética ou descaracterização do ambiente natural com a assentamento humano ao longo dos rios.

Fonte: IUCN

Distribuição geográfica

Ocorria no Leste do Paraguai, Sul do Brasil, Oeste do Uruguai e Norte da Argentina

Habitat

Viviam nas baixadas com palmeiras às margens dos rios (Uruguai, Paraná e Paraguai). Como não há relatos comprovados, supõe-se que construíam ninhos em cavidades dos barrancos de rio, paredões rochosos ou cavidades arbóreas.

Alimentação

Sementes de palmeiras, provavelmente de Butia yatay.

Ameaças

Devido à caça e ao tráfico ilegal, assim como a destruição e degradação do habitat, as populações diminuíram consideravelmente durante a metade século XIX.

Mapa de distribuição

Fonte: IUCN

Taxonomia

Classe: Aves

Ordem: Psittaciformes

Família: Psittacidae

Gênero: Anodorhynchus

Espécie: Anodorhynchus glaucus

Nome comum: Arara-azul-pequena; Arara-celeste.

Outras araras

Ajude a manter as araras livres na natureza

SEJA UM PADRINHO E ADOTE UM NINHO OU UM FILHOTE