Skip to main content

Você já conhece o nosso trabalho com as araras azuis, araras canindés, com a comunidade e/ou nossos projetos em parceria? Em comum, todos esses projetos precisam do seu apoio para continuarem vivos! 

Pensando nisso, trouxemos 6 maneiras de você apoiar o nosso trabalho. Continue acompanhando.

 

Foto: Instituto Arara Azul

 

1 – Faça uma doação 

A primeira forma de ajuda que vem em mente é a doação, concorda? De fato, essa é uma das maiores ajudas que podemos receber de quem valoriza o nosso trabalho. A sua contribuição permite a continuidade de nossas ações diárias em todos os nossos projetos, apoiando ativamente o nosso trabalho e consequentemente, apoiando a conservação da biodiversidade.

Pessoas e empresas podem doar via PIX, através do identificador 05.910.537/0001-02 ou QR Code (acesse aqui), PayPal (clique aqui) ou PagSeguro (clique aqui). 

Ou ainda, caso queiram nos patrocinar (patrocínio anual), clique no link de seu interesse a seguir e saiba mais sobre cada categoria de doação e seus respectivos bônus:

 

2- Adote um Ninho

 

Para os admiradores do Projeto Arara Azul , a nossa campanha Adote um Ninho é uma ótima forma de apoiar a sua continuidade. As gigantes araras azuis colocam seus ovos principalmente em ninhos feitos na árvore Manduvi. Com o desgaste natural das árvores ao longo do tempo, desgaste mais rápido do que o crescimento de novas árvores, cada vez há menos ninhos para essas araras vulneráveis à extinção, que ainda competem o espaço com outros casais da sua e de outras espécies. 

Com isso, a nossa equipe faz o manejo de ninhos naturais e também, cria e instala ninhos artificiais, aumentando o número de cavidades para as araras-azuis, que também podem ser usadas por outros animais da fauna pantaneira. Ao todo já são mais de 800 ninhos cadastrados! Todos eles também são monitorados e o nascimento e crescimento dos filhotes é acompanhado de perto. Contamos mais sobre as nossas ações e explicamos a importância desse projeto para as araras-azuis aqui.

 

Foto: Kefany Ramalho

 

É aí que você entra: ao apadrinhar um ninho, natural ou artificial, você ajuda diretamente neste trabalho de manejo, confecção e instalação de ninhos e no monitoramento dos filhotes. Ainda você consegue acompanhar de pertinho as novidades do ninho adotado, batizar as aves que ali nascerem e ter outras informações do projeto. Você também recebe um kit de boas-vindas com foto do seu ninho e também é divulgado no marketing da nossa campanha. 

Para adotar entre em contato conosco pelo telefone (67) 3222-1205 ou pelo email contato@institutoararaazul.org.br. Para mais informações sobre a adoção, clique aqui.

 

3- Adote um Filhote

Outra campanha que temos é Adote um Filhote, essa ajuda o nosso Projeto Aves Urbanas: Araras na Cidade, contribuindo diretamente com os monitoramentos dos ninhos e filhotes de araras-canindé nos mais de 350 ninhos em Campo Grande, MS. 

O monitoramento permite conhecermos melhor a espécie em vida livre, acompanhar o seu sucesso reprodutivo em Campo Grande e perceber se, a médio e longo prazo, o desenvolvimento da cidade irá interferir na sua reprodução.

 

Foto: Everson Freitas

 

A adoção de um filhote é simbólica e anual, neste tempo, você recebe um cursinho para se tornar padrinho ou madrinha, uma caneca personalizada, um certificado de adoção do Instituto Arara Azul, com o número do ninho e o nome do afilhado que você irá escolher e uma foto exclusiva, feita pela equipe do Projeto Aves Urbanas – Araras na Cidade, em alta definição. De forma periódica, são enviados relatórios com as informações do seu afilhado e com informações sobre os monitoramentos realizados e os sucessos alcançados. 

Claro, o padrinho que tiver interesse poderá visitar (com agendamento prévio e meio de transporte próprio do interessado) o filhote adotado durante os monitoramentos do projeto, em Campo Grande e conhecer de perto o trabalho de campo da equipe. Saiba mais sobre a adoção simbólica de um filhote aqui.

 

4- Faça doações e receba os nossos produtos 

 

Foto: Instituto Arara Azul

 

Mochilas, estojos, bolsas, camisetas, livros, chaveiros, artesanatos, bonés e cadernos são alguns dos vários produtos que você pode escolher e trocar por doações. Ao doar através dos produtos você ajuda todas as nossas frentes de ações. Acesse a lojinha de doações aqui

 

5- Doe equipamentos e materiais

Foto: Fernanda Fontoura

 

Em nosso trabalho precisamos de laptops, câmeras, cartões de memória, binóculos, GPS, entre vários outros itens fundamentais às saídas de campo e posterior compilação de dados em nossa base. Equipamentos e materiais de pesquisa são essenciais e logo, você também pode ajudar o Instituto Arara Azul doando tais. Entre em contato!

 

6- Divulgue o nosso trabalho 

Tão importante quanto as demais formas de ajudar, está a divulgação do nosso trabalho. Quanto mais pessoas conhecerem a nossa fauna, os nossos projetos, seguirem nossas mídias sociais e entenderem a importância do nosso trabalho, mais a nossa biodiversidade será valorizada. Com isso, a população terá cada vez mais respeito e admiração não só pelas queridas araras, mas também por todos os animais silvestres. 

Então pedimos que por favor, não deixe de compartilhar o nosso trabalho, estamos juntos nessa luta pela conservação da biodiversidade!

 

Texto por Jéssica Amaral Lara

Revisado por Gustavo Figueirôa